PoliSaber e Cursinho da Poli recebem superintendente da FUNAP  para falar sobre educação e seu impacto positivo na vida dos detentos

A parceria entre as instituições já se estende por mais de 20 anos e prepara indivíduos para um retorno bem-sucedido à sociedade


A educação dentro das penitenciárias desempenha um papel crucial na ressocialização daqueles que estão detentos. Sabendo disso, é que a Fundação PoliSaber recebeu essa semana Mauro Lopes dos Santos, superintendente da FUNAP, o chefe de Gabinete José Marcos Holsapfel e Alexandre Cabrera, Superintendente do DIAPH. O encontro teve o objetivo de falar sobre o ensino como meio de transformar a vida de pessoas.

Na ocasião, Gilberto Alvarez, diretor do Cursinho da Poli e presidente da Fundação PoliSaber,  destacou sobre o compromisso que ambos têm em direcionar todos os esforços para garantir o cumprimento da Agenda 2030 da ONU, que envolve educação de qualidade.

“A educação dentro das prisões não beneficia apenas os detentos, mas também a sociedade como um todo. Quando os detentos são preparados para empregos significativos e produtivos, eles têm menos probabilidade de recorrer ao crime para sobreviver. Isso resulta em comunidades mais seguras e uma redução da carga sobre o sistema de justiça criminal, explica Mauro Lopes, da FUNAP.

Durante a visita, Gilberto Alvarez destacou a importância de levar o Cursinho da Poli para dentro dos presídios, trazendo a possibilidade da formação do ensino médio pelo ENADE e a entrada no ensino superior pelo ENEM.

Vale destacar que a parceria entre as instituições já se estende por mais de duas décadas e tem se mostrado uma ferramenta eficaz na educação e preparação para a reinserção desses indivíduos no convívio social. Além das reeducandos da Penitenciária Feminina da Capital, o projeto também beneficia reeducandos do CDP I do Belém e CDP II do Belém.

“Nosso extensivo, oferecido pela Fundação Polisaber nos espaços da FUNAP na Cidade de São Paulo de segunda à sexta e também na unidade Tatuapé do próprio Cursinho da Poli aos sábados, atende detentas e detentos que cumprem o regime semiaberto e proporciona um percurso educacional completo e enriquecedor. Além disso, os estudantes tem a oportunidade de reintegração à sociedade por meio de oportunidades por meio do ENEM e do ENADE”, finaliza Alvarez. 

Institucional

Política de Privacidade
Termos de uso

Contato

contato@polisaber.org.br
(11) 94111-1673